Cloliê para Crianças e Adolescentes


Como o Jogo atua
Primeira Infância (de 2 a 6 anos)
Auxiliando na coordenação motora (ato de usar os utensílios e traçar), expandindo a visão criativa e múltipla, disciplinando através das regras e materiais comuns.
Nesta fase a FORMULAÇÃO começa a aparecer. 

O que é isso?
A FORMULAÇÃO é um conjunto de símbolos que cada pessoa vai acumulando a medida em que vivencia sensações e emoções, elas são armazenadas na memória orgânica e são colocadas para fora quando a criança começa a traçar. Esse momento é importantíssimo para o desenvolvimento emocional e de aprendizado da criança.

Início do traço segundo a FORMULAÇÃO, o pontilhismo.
Após essa fase a criança inicia o processo de representação.
Gota, círculo, círculo com ponto, dois pontos, até chegar a uma figura humana.
Esse processo da Formulação é de suma importância, pois a medida em que a criança se sente livre para criar ela evolui naturalmente, ao passo que quando há uma interferência do tipo “ desenhe um carrinho pra mim?” ou “O que é isso?” esse processo que era natural passa a ser conduzido e isso inibe a criatividade espontaneidade.
Esse é o grande diferencial do JOGO DE PINTAR e as demais escolas de pintura. No Cloliê não se ensina a pintar, ou desenhar, ensina a liberar a criatividade, o ato genuíno, próprio, livre de competições e comparações.
Após 6 anos de idade
Nesta fase a maioria das crianças já está na escola e com isso habituada a traçar para escrever, sendo assim elas iniciam uma nova fase, a descoberta das cores e a representação do que gosta.
Essas representações estão diretamente ligadas as emoções e sensações, por esse motivo é importante deixá-la pintar e desenhar livremente e quantas vezes quiser. Ela aprenderá a lidar com suas emoções e sentimentos através das figuras desenhadas.
Adolescentes
Ao entrar nesta fase, a criança se depara com muitas mudanças físicas, emocionais e sensoriais, neste momento é fundamental o apoio dos pais, educadores e amigos, mas a própria criança/adolescente precisa entender e descobrir suas potencialidades.


Jogo de Pintar auxilia a desinibição, a troca, o respeito, lidar com as diferenças e autoconhecimento. Além da pintura em si, que por não exigir desempenho e valorizar o que cada um faz sem competições, apóia o adoslecente em suas descobertas e valores. O jogo funciona como um diário íntimo, cada pintura é a representação do que se vive e do que se quer viver. Por este motivo os quadros não são vistos por ninguém além da instrutora. Eles são guardados e catalogados para o apoio nas próximas sessões.
Processos Especiais
O Jogo de Pintar apóia diversos tratamentos como Dislexia, DDA ou TDAH, timidez, traumas, dificuldades de comunicação verbal e autismo.
Isso acontece porque o Jogo de Pintar tem regras fixas que ajudam a concentração e o aprendizado direto. O local foi especialmente montado para deixar a criança segura e livre para criar, pois o ambiente é tranquila, a disposição dos materiais é sempre a mesma, isso dá segurança e confiança no profissional que entende a semiologia do traço, respeitando cada fase e auxiliando o desabrochar da expressão reprimida e as dificuldades de aprendizagem.
Os conceitos de respeito tanto aos colegas quanto com os materiais, a disciplina e o autoconhecimento são implantados de maneira carinhosa usando a comunicação não violenta.

Materiais
Todos os materiais usados no Jogo de Pintar são naturais de origem sustentável - tintas a base de fécula de batata e pigmentos orgânicos, pincéis com pelos de animais que não sofreram para isso, madeira reflorestada, papéis naturais com fibra de cana de açúcar. Essa preocupação faz parte dos vários ensinamentos sutis que o Jogo de Pintar ensina dentro do Cloliê.