Textos

Textos de Soraya Lucato

Dentro do Cloliê, a pessoa entra em contato profundo com ela mesma, pois há uma quebra de paradigmas referentes ao ato de desenhar. Quando criança, antes mesmo da  escrita, o ato de desenhar valoriza a cópia, ela é incitada por frases do tipo “ Desenhe um carro bonito!”, ou “Céu é azul, querido!”, ordens que tolhem a capacidade criativa. O inidivíduo perde o contato com a Formulação, um conjunto de traços, figuras e imagens inerentes ao ser humano, que estão na memória orgânica e são reproduzidos a partir dos 2 anos de idade. 
Arno Stern  trabalhou durante várias décadas com populações diversas pelo mundo todo para atestar sua pesquisa sobre a Formulação e prova que ela está ligada ao código genético e representa a única maneira de expressão da memória orgânica. Suas descobertas trouxeram à luz a existência de uma manifestação primordial totalmente desconhecida, que pode ser ameaçada de extinsão pela vida moderna. Ele propõe salvar as faculdades naturais do ser humano, sua essência, através do Cloliê, do Jogo de Pintar.


_______________________________________________________




No Cloliê se pratica a Comunicação Não Violenta, conhecida como CNV, mas o que é isso? Como podemos praticar a CNV?
Uma comunicação à base destas distinções tende a evitar dinâmicas classificatórias, dominatórias e desresponsabilizantes, que rotulem ou enquadrem os interlocutores ou terceiros.
A CNV enxerga uma continuidade entre as esferas pessoal, inter-pessoal e social, e proporciona formas práticas de intervir nelas.
Aqueles que se apoiam na Comunicação Não-Violenta (chamada também de "comunicação empática") consideram que todas as ações estão originadas numa tentativa de satisfazer necessidades humanas, mas tentativas de fazê-lo evitando o uso do medo, da vergonha, da acusação, da idéia de falha, da coerção ou das ameaças. O ideal da CNV é conseguir que nossas necessidades, desejos, anseios e esperanças não sejam satisfeitos às custas de outra pessoa. Um princípio-chave da Comunicação Não-Violenta é a capacidade de se expressar sem usar julgamentos de "bom" ou "mau", do que está certo ou errado.



_______________________________________________________




Liberdade e confiança no Cloliê
No Cloliê, a criança se sente abrigada como numa cabana. O ato de pintar sem temas ou modelos impostos, faz com que ela seja capaz de se realizar por puro prazer. 
Essa experiência faz com que sua personalidade se afirme com segurança na doçura e compreensão. A criança se sente bem no Cloliê porque este é seu universo. 
A criança se afirma, ela não se sente intimidada e ousa, tornando-se mais calma e segura. 
O ato de escolher as cores, os pincéis e o local de pintar sozinha faz com ela se aventure numa descoberta própria, ela se sente autônoma, e isso é muito importante para o ser humano, fazer suas conquistas sozinho, sempre com o apoio de pais e educadores.



_______________________________________________________



No Cloliê Jogo de Pintar todos aprendem juntos

A comunicação é feita de maneira clara, respeitosa e amigável. Adultos e crianças aprendem juntos, um com o outro e todos com a instrutora que também aprende com eles. Este ciclo propicia confiança, liberdade, respeito e carinho.
Ao invés de “ Cuidado com este pincel senão vai estragá-lo”, dizemos “ O pincel é o meio que nos ajuda a criar coisas bacanas, quanto melhor nós o tratamos, mais coisas legais ele podemos fazer”. Pratique a comunicação não violenta.