quarta-feira, 20 de outubro de 2010

JOGO DE PINTAR - MÉTODO QUE AUXILIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADES EM COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

O  JOGO DE PINTAR utiliza guache sobre papel na posição vertical, num local especialmente montado chamado de CLOLIÊ, por ser abrigado da interferência externa, é uma técnica bastante difundida por educadores, pedagogos e psicoterapeutas na Europa, usado como apoio no processo de aprendizado e desenvolvimento psicomotor. O método foi criado na década de 40, em Paris, por Arno Stern e trazido ao Brasil pela educadora e artista plástica Soraya Lucato.

O Jogo funciona sem competições, sem modelos, sem exposições dos trabalhos. Cada criança pinta em seu quadro o que quer, em meio a outras 6 ou 7 crianças, e ao mesmo tempo aprende a técnica que consiste em usar os utensílios (pincéis e tintas) de maneira adequada para que seja possível compartilhar esses materiais - pegar sua própria folha de papel, escolher o local para pintar e se concentrar para que seu quadro seja feito de acordo com sua vontade de expressão.


No JOGO DE PINTAR há a figura da instrutora, uma educadora que guia e zela por todos, verificando o bom funcionamento do Jogo, da sala, dos materiais e das necessidades de cada um dentro do espaço, além de ser o ponto de apoio na sala, a instrutora estuda cada traço e forma feitos no CLOLIÊ em cada sessão, pois o JOGO DE PINTAR se vale de um estudo chamado FORMULAÇÃO.

A FORMULAÇÃO é a representação pictórica das ações, de acordo com as descobertas e com a interpretação que a criança se faz do mundo. Essas descobertas ficam armazenadas na memória orgânica e o processo de desenhar faz com que elas sejam exteriorizadas.

 A FORMULAÇÃO é inerente ao ser humano e inicia a partir do primeiro ano de idade, fase em que a criança começa a desenhar a garatuja (rabisco infantil), e o acompanha para sempre, ela se desenvolve com a criança a medida em que a criação é trabalhada sem interferências para não bloquear a expressão criativa. Quando adulto, esse conjunto de traços se tornam símbolos e padrões de desenho que auxiliam a expressão em vários aspectos.

O CLOLIÊ, é o único local onde a FORMULAÇÃO pode ser desenvolvida, pois tem uma infra-estrutura física e material apropriada para o desenvolvimento das várias fases que consiste este estudo e dá condições para a instrospecção que é de suma importância para o desenvolvimento da FORMULAÇÃO.






Por estas características, o JOGO DE PINTAR é indicado para apoiar nos tratamentos de Dislexia, DDA ou TDAH, timidez, traumas, dificuldades de comunicação  e autismo, porque dá subsídios para que a criança se autoconheça e solte sua expressão criativa, isso a libera da dependência de modelos, desenvolvendo a autonomia positiva.

O JOGO DE PINTAR trabalha também o coletivo respeitando o tempo e o jeito de cada um, num ambiente silencioso e harmônico, ensinando através das atitudes, imprimindo conceitos de respeito a diversidade, ao meio ambiente, mostrando os limites e a disciplina de maneira carinhosa usando a comunicação não violenta e materiais de origem natural e sustentável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário