sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Acolhida empática

Segundo Jean-Philippe Fauré, autor do livro Educar sem punições ou recompensas, para uma nova educação é necessário ouvir e respeitar verdadeiramente o outro, seu filho, aluno, neto, ou educando. Ouvir e criar empatia é fundamental e como tudo o que é profundo é muito simples, é só oferecer sua presença, fácil né? Não, no mundo de hoje esquecemos de nos tornar presentes, estar realmente ouvindo o outro e não ouvi-lo com outros pensamentos na cabeça, pensando nas compras a fazer ou no negócio a fechar. Pare tudo e ouça seu filho, de igual para igual, não pense no NÃO PODE, ouça o que ele quer e depois argumente.
Um exemplo pode elucidar melhor.
Um mãe estava lavando a louça do jantar, sua filha adoslecente veio até a cozinha e começou a reclamar da irmã, enquanto a mãe não parou para ouvi-la a filha continuou a resmungar. Finalmente mãe parou e simplesmente disse: É filha, realmente hoje não é seu dia, né?
A filha disse: É. e foi fazer seus deveres.


"Quando você parar de achar que compreende seu filho lhe restará a adimiração, o sentimento, a brincadeira e o amor" Éric Baret

Nenhum comentário:

Postar um comentário