Se você é pai ou mãe e procura uma atividade educacional e artística para seu filho, conheça o Cloliê escola de arte tem uma proposta totalmente diferenciada das demais escolas de arte.
O Cloliê é o único ateliê no Brasil que trabalha com o método francês chamado JOGO DE PINTAR, que tem como foco a livre expressão através de estudos de semiologia da expressão.
A técnica é simples e consiste em usar guache sobre papel, porém o local e os materiais são especialmente elaborados para esta atividade e a profissional que comanda as aulas tem todo o cuidado em apoiar cada criança em seu desenvolvimento psicomotor e criativo.
Esta técnica além de ajudar a criança a se expressar, auxilia em processos de timidez, hiperatividade, traumas, autismo e outros distúrbios.
Inscrições abertas para turmas em maio 2011
Mensalidade – R$ 170,00
Taxa de matrícula – R$ 50,00
Aulas semanais de 1hora e meia, salvo para menores de 6 anos.
Turmas às quintas 16h e sábados às 11h
Informações no www.clolie.com.br ou por telefone 11 9812-4162 com Soraya.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Impaciência das crianças
Tenho notado que muitos alunos, em idades variadas sofrem de uma grande impaciência. Calma, não é nada exagerado a ponto de ser uma patologia, mas me preocupa perceber que crianças de 4 ou 5 anos ficam muito revoltadas por terem que esperar por alguns segundos. Isso ocorre na hora de pegar seu material, na hora de dar sua opinião e no trabalho em grupo.
Claro, todos sabem que a nossa era digital acelerou o processo de aprendizado de todos e que as crianças já nascem sabendo usar o mouse e laptop é comum entre muitas crianças, a rapidez da informação e das imagens fazem com que todo o conteúdo deve ser passado em apenas alguns segundos e se demorar mais do que isso, eles perdem o interesse, acontece que na natureza a coisa não funciona muito assim, uma árvore para ser vista depois de plantada uma semente demora anos, e um legume alguns meses para que possa ser colhido, então há uma discrepancia aí que nós educadores precisamos entender e ajudar nossas criancas a compreender essa coisa toda.
Acho que ao passo que temos que estar atentos a essa velocidade e saber usá-la nos momentos adequados, temos que cultivar a paciência para que algumas coisas possam ser feitas de maneira completa e respeitosa consigo próprio e com os outros.
Quando estão praticando o Jogo de Pintar, o fato de ter que esparar para pegar sua tinta, faz com que as crianças sintam que é necessário ter paciência para pintar melhor, para respeitar o amigo e principalmente para olhar, mas no início essa atitude os deixa mais furiosos.
Bom, notando isso, iniciei atividades que chamo carinhosamente de “trabalho de monge”, são atividades que requerem paciência para serem concluídos e o resultado sempre é gratificante para os pequenos.
Colagem, pintura com pincel e guache (jogo de pintar) e desenho em folhas grandes, o primeiro passo é fazer com que eles se sintam a vontade, então todos ficam no chão ou em pé, neste casos, os grupinhos conhecidos são desfeitos para facilitar a concentração e a individualidade e então eles iniciam a tarefa de criar. Ao final de cada aula, percebo como eles estão mais tranquilos e conscientes de suas atitudes.
Outro passo é a espera, faze-los esperar com firmeza e carinho, eles falam ao mesmo tempo, mas o professor só consegue dar atenção a uma ou duas crianças, então me concentro em um e peço aos outros para esperarem, no final dou atenção a todos, mas cada um a sua vez.
Pensando neste tema – a impaciência infantil, pesquisei num site algumas dicas para que pais, avós e educadores ajudarem as crianças a terem paciência.
A Paciência é uma virtude que pode ser incutida nas crianças.
A paciência ensina às crianças o valor de adiar a gratificação, uma habilidade necessária para a maturidade. A paciência pode ajudar a desenvolver a capacidade de pensar e resolver problemas, que pode neutralizar a impulsividade. O valor da paciência reside na sua capacidade de aumentar a paz interior e a força emocional da pessoa. O ensino da paciência por exemplo, ajuda as crianças a aprender a resiliência, a auto-suficiência e a capacidade de se acalmarem. Estas são as qualidades necessárias para a maturidade emocional.
Dicas gerais para os pais no ensino da paciência para as crianças.
1. Ensinar por modelos. Abster-se de comportamentos impacientes diante dos seus filhos.
2. Use técnicas para ajudar a criança a entender que eles podem ter que esperar antes de uma necessidade seja satisfeita ou uma solicitação seja atendida.
3. Tire um tempo para conversar com a criança, e ouvir com atenção, quando ela está a falar consigo. Dê-lhe a sua atenção, mesmo quando você está distraída ou ocupada. Mostrar a qualidade da paciência é mais eficaz do que as palavras podem explicar.
4. Quando as crianças pedem para você fazer alguma coisa imediatamente, abstenha-se de gritar com eles para "parar", ou "ficar quieto", (ou pior). Pelo contrário, explique às crianças as razões pelas quais você pode não ser capaz de cumprir aos seus pedidos imediatamente. Adeque as suas explicações à idade da criança e ao nível de maturidade. Ofereça à criança algo para fazer enquanto espera.
5. Dar a sua atenção no final de um período em que a criança teve de ser paciente será gratificante e tendem a reforçar o comportamento da paciência.
6. Trabalhe com os seus filhos na resolução de problemas quando eles estão frustrados tentando lidar com algo.
sábado, 9 de abril de 2011
Jogo de Pintar é brincar
O jogo de pintar é um jogo, pois tem regras, nele a criança brinca como brinca de casinha, de barco, de avião, de montanha, de fundo do mar, enfim, ela brinca com sua imaginação, mas com a certeza e a verdade da brincadeira de criança, cuja a verosimilhança é o ponto fundamental que a diferencia do adulto, porém dentro do Cloliê esta verdade da brincadeira se torna realidade para todos, adultos e crianças, lá todos jogam e brincam com seus brinquedos imaginários, criados por suas pinceladas.
Numa sessão de Jogo de Pintar, uma menina de 7 anos começou a desenhar uma floresta, fez as árvores, as flores, fez um passarinho e começou a rir dele porque ele tinha patas grandes demais para seu tamanho, assim ela o chamou de mãozona, depois ela desenhou borboletas e saiu pela sala voando como uma delas…
O jogo de pintar não é pintura. É brincadeira, é imaginação, é brincar numa cabaninha. Soraya Lucato
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Desenho Infantil
Esta semana estou estudando o desenho infantil e seguindo minha prática que se chama semiologia da expressão, cujo foco é a FORMULAÇÃO.
A FORMULAÇÃO ainda não é conhecida no Brasil e tão pouco difundida no mundo, mas na Europa, em algumas escolas mais antenadas e escolas de arte, a FORMULAÇÃO é estudada e estimulada.
Para entender um pouco deste estudo vou contar como ele acontece e citar alguns exemplos.
A FORMULAÇÃO como o próprio nome diz, é uma formula que o ser humano desenvolve desde seu nascimento, quando ele vivencia as primeiras sensações, sentimentos, e é expressa quando a criança começa a se locomover. É natural para um bebê de aproximadamente 1 ano pegar uma caneta, um lapis ou giz e rabiscar aleatoriamente, mas com uma necessidade voraz de “rabiscar”, muito bem, essa necessidade nos acompanha sempre, porem com a alfabetização e alguns estímulos escolares ou mesmo em casa, travamos esta necessidade em detrimento da estética e passamos a julgar aquilo que fazemos não nos sentindo capaz de nos expressar através do desenho, nem do corpo, que por sinal, segundo a FORMULAÇÃO, o traço não é isolado do movimento, ele faz parte integrante e vital para que a expressão esteja completa.
Para resgatar esta necessidade de expressão, a educação criadora, criada e desenvolvida por Arno Stern, tem vários pontos a serem observados na criança para que possamos ajudá-la a se expressar e ser uma pessoa mais segura em sua trajetória. Não vou adentrar no estudo da FORMULAÇÃO porque este espaço não permite e seria exaustivo, mas quero apenas dar algumas dicas do que é a FORMULAÇÃO e como estimular as crianças a exercitá-la.
A garatuja é o primeiro passo da FORMULAÇÃO, a partir dela começam a nascer várias imagens que depois se transformarão em formas expressivas.
Na FORMULAÇÃO os elementos figurativos não são tão importantes quanto as suas estruturas. Não é por pintar este ou aquele objeto que a criança sente grande satisfação, a satisfação vem do nascimento, por suas mãos, da forma simbólica associada a uma sensação, que para o educador que trabalha com a FORMULAÇÃO, não há razão para saber qual é a sensação ligada a tal forma, basta constatar que ela existe e dar condições para que ela flua.
A característica da arte infantil é exprimir o que não se pode formular na linguagem verbal.
Dicas para deixar sua criança desenhar mais feliz e desenvolver sua expressão de maneira saudável:
Diga a ela que todo e qualquer desenho que ela faça é bonito, antes mesmo dela começar a desenhar. É bonito porque vem dela e o que vem da gente só pode ser bonito, assim ela não precisa de sua aprovação e fica tranquila para desenhar o que quiser;
Não pergunte o que ela desenhou, deixe que ela conte e se não contar não importa;
Estimule-a da seguinte maneira – observe o desenho com carinho, não como aprovação ou estudo, e não fique em cima dela, deixe-a fluir.
Quando ela te mostrar o desenho, olhe atentamente e pergunte com a intenção de estimulá-la a criar como por exemplo – Ao invés de falar “ Sua casa não tem porta.” Diga “ Por onde entra na sua casa?” E esteja preparado para a resposta, ela pode dizer – Pelo buraco aqui no chão, por exemplo… mas se ela disser, Ah, é mesmo esqueci, vou fazer a porta, é um estímulo.
Muitas vezes a criança fala durante o desenho, consigo mesma, observe, ela pode dar dicas do que está desenhando, assim fica fácil ajudá-la.
Deixe-a desenhar num local agradável, no chão é muito bom, ou numa parede, forre com papel craft para que não tenha problemas com a sujeira, assim tanto você quanto ela se sentirão a vontade. Chão e parede são ideais porque a criança precisa usar o corpo para desenhar, a expressão corporal, como eu disse, é complementar ao desenho.
Bom, é isso, espero poder ajudar e nas próximas News vou desenvolver mais a FORMULAÇÃO.
Até a próxima.
Assinar:
Postagens (Atom)