sexta-feira, 8 de abril de 2011

Desenho Infantil


Esta semana estou estudando o desenho infantil e seguindo minha prática que se chama semiologia da expressão, cujo foco é a FORMULAÇÃO.

A FORMULAÇÃO ainda não é conhecida no Brasil e tão pouco difundida no mundo, mas na Europa, em algumas escolas mais antenadas e escolas de arte, a FORMULAÇÃO é estudada e estimulada.

Para entender um pouco deste estudo vou contar como ele acontece e citar alguns exemplos.


A FORMULAÇÃO como o próprio nome diz, é uma formula que o ser humano desenvolve desde seu nascimento, quando ele vivencia as primeiras sensações, sentimentos, e é expressa quando a criança começa a se locomover. É natural para um bebê de aproximadamente 1 ano pegar uma caneta, um lapis ou giz e rabiscar aleatoriamente, mas com uma necessidade voraz de “rabiscar”, muito bem, essa necessidade nos acompanha sempre, porem com a alfabetização e alguns estímulos escolares ou mesmo em casa, travamos esta necessidade em detrimento da estética e passamos a julgar aquilo que fazemos não nos sentindo capaz de nos expressar através do desenho, nem do corpo, que por sinal, segundo a FORMULAÇÃO, o traço não é isolado do movimento, ele faz parte integrante e vital para que a expressão esteja completa.

Para resgatar esta necessidade de expressão, a educação criadora, criada e desenvolvida por Arno Stern, tem vários pontos a serem observados na criança para que possamos ajudá-la a se expressar e ser uma pessoa mais segura em sua trajetória. Não vou adentrar no estudo da FORMULAÇÃO porque este espaço não permite e seria exaustivo, mas quero apenas dar algumas dicas do que é a FORMULAÇÃO e como estimular as crianças a exercitá-la.

A garatuja é o primeiro passo da FORMULAÇÃO, a partir dela começam a nascer várias imagens que depois se transformarão em formas expressivas.


Na FORMULAÇÃO os elementos figurativos não são tão importantes quanto as suas estruturas. Não é por pintar este ou aquele objeto que a criança sente grande satisfação, a satisfação vem do nascimento, por suas mãos, da forma simbólica associada a uma sensação, que para o educador que trabalha com a FORMULAÇÃO, não há razão para saber qual é a sensação ligada a tal forma, basta constatar que ela existe e dar condições para que ela flua.

A característica da arte infantil é exprimir o que não se pode formular na linguagem verbal.



Dicas para deixar sua criança desenhar mais feliz e desenvolver sua expressão de maneira saudável:

Diga a ela que todo e qualquer desenho que ela faça é bonito, antes mesmo dela começar a desenhar. É bonito porque vem dela e o que vem da gente só pode ser bonito, assim ela não precisa de sua aprovação e fica tranquila para desenhar o que quiser;

Não pergunte o que ela desenhou, deixe que ela conte e se não contar não importa;

Estimule-a da seguinte maneira – observe o desenho com carinho, não como aprovação ou estudo, e não fique em cima dela, deixe-a fluir.
Quando ela te mostrar o desenho, olhe atentamente e pergunte com a intenção de estimulá-la a criar como por exemplo – Ao invés de falar “ Sua casa não tem porta.” Diga “ Por onde entra na sua casa?” E esteja preparado para a resposta, ela pode dizer – Pelo buraco aqui no chão, por exemplo… mas se ela disser, Ah, é mesmo esqueci, vou fazer a porta, é um estímulo.
Muitas vezes a criança fala durante o desenho, consigo mesma, observe, ela pode dar dicas do que está desenhando, assim fica fácil ajudá-la.



Deixe-a desenhar num local agradável, no chão é muito bom, ou numa parede, forre com papel craft para que não tenha problemas com a sujeira, assim tanto você quanto ela se sentirão a vontade.  Chão e parede são ideais porque a criança precisa usar o corpo para desenhar, a expressão corporal, como eu disse, é complementar ao desenho.

Bom, é isso, espero poder ajudar e nas próximas News vou desenvolver mais a FORMULAÇÃO.
Até a próxima.

Quer receber a Newsletter Cloliê? Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário