sexta-feira, 15 de abril de 2011

Impaciência das crianças


Tenho notado que muitos alunos, em idades variadas sofrem de uma grande impaciência. Calma, não é nada exagerado a ponto de ser uma patologia, mas me preocupa perceber que crianças de 4 ou 5 anos ficam muito revoltadas por terem que esperar por alguns segundos. Isso ocorre na hora de pegar seu material, na hora de dar sua opinião e no trabalho em grupo.

Claro, todos sabem que a nossa era digital acelerou o processo de aprendizado de todos e que as crianças já nascem sabendo usar o mouse e laptop é comum entre muitas crianças, a rapidez da informação e das imagens fazem com que todo o conteúdo deve ser passado em apenas alguns segundos e se demorar mais do que isso, eles perdem o interesse, acontece que na natureza a coisa não funciona muito assim, uma árvore para ser vista depois de plantada uma semente demora anos, e um legume alguns meses para que possa ser colhido, então há uma discrepancia aí que nós educadores precisamos entender e ajudar nossas criancas a compreender essa coisa toda.

Acho que ao passo que temos que estar atentos a essa velocidade e saber usá-la nos momentos adequados, temos que cultivar a paciência para que algumas coisas possam ser feitas de maneira completa e respeitosa consigo próprio e com os outros.

Quando estão praticando o Jogo de Pintar, o fato de ter que esparar para pegar sua tinta, faz com que as crianças sintam que é necessário ter paciência para pintar melhor, para respeitar o amigo e principalmente para olhar, mas no início essa atitude os deixa mais furiosos.


Bom, notando isso, iniciei atividades que chamo carinhosamente de “trabalho de monge”, são atividades que requerem paciência para serem concluídos e o resultado sempre é gratificante para os pequenos. 

Colagem, pintura com pincel e guache (jogo de pintar) e desenho em folhas grandes, o primeiro passo é fazer com que eles se sintam a vontade, então todos ficam no chão ou em pé, neste casos, os grupinhos conhecidos são desfeitos para facilitar a concentração e a individualidade e então eles iniciam a tarefa de criar. Ao final de cada aula, percebo como eles estão mais tranquilos e conscientes de suas atitudes.

Outro passo é a espera, faze-los esperar com firmeza e carinho, eles falam ao mesmo tempo, mas o professor só consegue dar atenção a uma ou duas crianças, então me concentro em um e peço aos outros para esperarem, no final dou atenção a todos, mas cada um a sua vez.

Pensando neste tema – a impaciência infantil, pesquisei num site algumas dicas para que pais, avós e educadores ajudarem as crianças a terem paciência.





A Paciência é uma virtude que pode ser incutida nas crianças.

A paciência ensina às crianças o valor de adiar a gratificação, uma habilidade necessária para a maturidade. A paciência pode ajudar a desenvolver a capacidade de pensar e resolver problemas, que pode neutralizar a impulsividade. O valor da paciência reside na sua capacidade de aumentar a paz interior e a força emocional da pessoa. O ensino da paciência por exemplo, ajuda as crianças a aprender a resiliência, a auto-suficiência e a capacidade de se acalmarem. Estas são as qualidades necessárias para a maturidade emocional.


Dicas gerais para os pais no ensino da paciência para as crianças.
1. Ensinar por modelos. Abster-se de comportamentos impacientes diante dos seus filhos.
2. Use técnicas para ajudar a criança a entender que eles podem ter que esperar antes de uma necessidade seja satisfeita ou uma solicitação seja atendida.
3. Tire um tempo para conversar com a criança, e ouvir com atenção, quando ela está a falar consigo. Dê-lhe a sua atenção, mesmo quando você está distraída ou ocupada. Mostrar a qualidade da paciência é mais eficaz do que as palavras podem explicar.
4. Quando as crianças pedem para você fazer alguma coisa imediatamente, abstenha-se de gritar com eles para "parar", ou "ficar quieto", (ou pior). Pelo contrário, explique às crianças as razões pelas quais você pode não ser capaz de cumprir aos seus pedidos imediatamente. Adeque as suas explicações à idade da criança e ao nível de maturidade. Ofereça à criança algo para fazer enquanto espera.
5. Dar a sua atenção no final de um período em que a criança teve de ser paciente será gratificante e tendem a reforçar o comportamento da paciência.
6. Trabalhe com os seus filhos na resolução de  problemas quando eles estão frustrados tentando lidar com algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário